Olheiras, papada, flacidez na pele. Quem nunca se sentiu insatisfeito com algum ponto de sua aparência? Apesar desses problemas estéticos interferem em nossa autoestima e confiança, felizmente existem muitos tipos de ácido para tratamento da pele que resolvem essas questões.
Neste artigo você vai conhecer os principais ácidos utilizados em procedimentos estéticos e dermatológicos. Confira!
O ácido hialurônico é um componente produzido pelo nosso próprio organismo e presente tanto na pele quanto nas articulações. É considerado um hidratante natural e também tem papel de amortecedor de impactos e lubrificante, além de ter a função de sustentação e preenchimento. Com o avançar da idade a sua produção natural diminui, mas ele pode ser aplicado por meio de uma agulha.
Sendo um dos principais tipos de ácido para tratamento da pele, é bastante usado no tratamento de olheiras e rugas atuando como preenchedor ou volumizador (ambos injetados).. No caso da olheira, o produto é mais leve e moldável. No caso das rugas, como sua função é dar mais volume ao rosto, deve ser mais firme, concentrado e pouco moldável. Outro uso cada vez mais comum é na harmonização facial, dando novos contornos à mandíbula, lábios, maçãs do rosto e ao queixo de pacientes.
É fundamental que ele seja aplicado por médicos capacitados e experientes.
Popularmente conhecido como Kybella, o ácido deoxicólico é uma molécula natural do nosso corpo. Para tratamento da pele, porém, é considerado uma versão sintética. Sua função é quebrar as células de gordura (adipócitos), que serão eliminadas na corrente sanguínea. Ele é utilizado para tratamento da papada (queixo duplo), que é o acúmulo de gordura na região submentoniana.
A aplicação do ácido deoxicólico causa um processo inflamatório no local. Pode ocorrer vermelhidão e inchaço, mas esses efeitos somem em poucos dias.
O procedimento é pouco invasivo, já que é feito com seringas de agulhas bem finas. Por isso, apresenta menor risco que a lipoaspiração. Em geral, são realizadas de 3 a 4 sessões, com intervalo em torno de 20 a 30 dias entre elas. Os resultados aparecem já após a primeira sessão.
O ácido azelaico ou ácido nonadióico é uma substância encontrada no trigo, no centeio e na cevada. Nas farmácias, é encontrado em forma de pomada (Azelan). Ele é utilizado para o tratamento de manchas de pele provenientes de:
Esse também é um dos tipos de ácido para tratamento da pele por meio do peeling. É interessante destacar que o ácido azelaico é uma substância que age apenas na superfície da pele que está hiperpigmentada. Ou seja, ele não produz efeito sobre as camadas normais e claras da pele, somente nas camadas escurecidas. Ele interrompe a ação dos melanócitos (células produtoras de melanina) e inibe a ação das enzimas tirosinase.
O ácido polilático é uma substância volumizadora e estimuladora de colágeno. Ele pode ser aplicado no pescoço, na face, nos braços e mãos, mas jamais no contorno dos olhos, olheiras e lábios.
Ele é um tipo de ácido para tratamento da pele muito eficaz para suavizar os sinais de envelhecimento, já que melhora a espessura e o contorno, além de atenuar linhas e sulcos formados com o passar dos anos. Ou seja, é utilizado para corrigir volume (preenchimento facial) e flacidez.
O ácido polilático mais utilizado é o sculptra. Ele é injetado por meio de agulhas finas ou cânulas, e os resultados se tornam evidentes a partir da segunda sessão
Há vários tipos de ácido para tratamento da pele, com indicações diversas. Se você se sente incomodada com algum aspecto estético, consulte seu médico para que ele possa avaliar o problema e indicar a melhor forma de tratá-lo!
Quer ficar por dentro das novidades? Então curta nosso perfil no Instagram!